Trecho da música "The Trial". [Pink Floyd - The Wall]
Agora, você olha esse post e se pergunta: "Porque diabos o Rodrigo pôs uma foto de uma barril de carvalho aqui?".
A resposta é direta, um barril como esse custou a vida de duas mil pessoas, e provocou um conflito que durou doze anos!
Em 1325, alguns soldados de Modena invadiram a cidade do Bolonha (duas províncias italianas) para roubar um balde de carvalho, mas o que era pra ser um roubo silencioso durante a noite se tornou um ataque sangrento, que vitimou algumas dúzias de pessoa, em resposta, as tropas de Bolonha se mobilizaram e lançaram um ataque a Modena, que por sua vez contra-atacou,e assim começou uma série de conflitos que ficariam conhecidos como Batalha de Zappolino, que levara doze anos para se encerrar, as tropas mobilizadas foram de dois mil cavaleiros tanto para Bolonha quanto para Modena, Bolonha possuía trinta mil soldados para infantaria, enquanto Modena possuía cinco mil. Mesmo com a superioridade militar, Bolonha perdeu o conflito para Modena, que acabou ficando com o Balde, que hoje é destaque de um museu local.
O saldo de mortes foi de dois mil soldados, ou seja, duas mil pessoas foram mortas por um balde de carvalho.
Resumindo, a história do balde é uma desculpa para as duas provincias lutarem entre si, causando baixas civis (que nesta época não eram declaradas), e gastando uma grande quantidade de fundos, afinal, foram doze anos de conflitos.
Mas o mais importante é, o que se passava na cabeça de um jovem soldado, quando este havia se ferido gravemente e se encontrava nos seus últimos momentos, pensar que sua vida fora perdida por uma barril de carvalho?
Outra hora posto outros conflitos idiotas como esse, como por exemplo os dez mil soldados que morreram por um cachorro no antigo império Otomano.
Rodrigo, que está muito feliz com o fim temporário do calor absoluto.
Na velha Vitrola: Solefald - Tequila Sunrise
5 comentários:
Trágico e nonsense!
Lutar empenhar a vida deveria ser feito por causas mais justas! Por exemplo se o barril estivesse repleto de um bom etílico melhoraria bem a situação do vencedor! rsrsrs
Zoações a parte os combates entre humanos raramente tem um sentido, Justiça, Honra, Fé! tudo tem dois lados e avaliar quem estava certo ou errado pode levar tempo! Alem de levar a mais conflitos...
Isso é p'ra gente pensar a que ponto vai a mesquinhez humana!!! Caracas.... que bela desculpa para liberar os hormônios em cima dos outros né? eheheheheh..... O Thiago me mostrou essa semana a "Guerra da Barba".... bem interessante também. Vou posta-la depois aí tu confere. ^^
Espero que, se tenhamos de lutar um dia, seja por causas mais nobres....
Mein Liebe!!!
Pra vc ver amor, como pessoas brigam até a morte pra defender coisas absurdas!!!!Um barril de carvalho??!!!Melhor seria se além de bebida tivesse tesouro ou qualquer coisa q tentasse justificar melhor tal ato!!
Se eu fosse perder minha vida numa batalha lutaria por causas mais nobres e pelos meus própios ideais e não pq tal senhor me ordenou lutar pra satisfazer sua raiva mesquinha!!!
Quanto vale um balde?Será q valeu a vida dessas pessoas q morreram?
Esse é um belo exemplo de que a humanidade tem olhar e consertar fazendo atos mais nobres e que vão servir para o nosso futuro!!!
Bjos, bjos
Um Barril?!?!?!?!? O.o
Oh santa ignorancia, eles podiam pelo menos ter utilizado uma "desculpa" melhor não?!
O ser humano quer ser tão racional que chega a ser mais irracional do que os outros animais. ¬¬
Bjossss
Pois é... na verdade, duvido que a causa tenha sido REALMENTE o barril, mas enfim... qualquer bom motivo para se guerrear, não é? EUA que o diga... =/
A Gica postou no blog dela sobre outras guerras estúpidas (principalmente a Guerra da Barba, que teve como motivo o rei cortar a barba contra a vontade da mulher... heuahueahe)
See ya
Postar um comentário